quinta-feira, 30 de julho de 2009

Piaf - Politeama (Estreia)


Estreou ontem em Lisboa o Musical "Piaf" encenado pelo meu amigo Filipe La Féria que me convidou para assistir ao mesmo. E assim foi.O Musical em questão conta a vida de Edith Piaf unindo as músicas da cantora francesa à história da sua vida. Tal como no musical "Amália". Piaf contudo é um musical minimalista, intimo...e até divertido.
Os cenários são parcos. Aliás...praticamente não existem, a orquestra está ao fundo do palco e toda a atmosfera é bastante pessoal. Confesso que, apesar de saber da existência deste musical nunca me tinha dado ao trabalho de saber mais sobre ele. Fiquei deveras agradado com o resultado. Na estreia os papéis principais foram interpretados por:
-Wanda Stuart (Piaf): Gostei muito da Wanda apesar de ter gostado mais da sua performance enquanto actriz do que como cantora. A voz dela é de facto muito boa, mas falta-lhe aquele toque áspero que caracterizava a voz de Edith Piaf. Mesmo assim ela foi muito convincente no seu papel. Uma grande actriz.
- Noémia Costa (Toine): Noémia Costa simplesmente arrasou no papel de Toine, a melhor e única verdadeira amiga de Piaf. Aliás, a Noémia foi tão boa que acabou por roubar a atenção do público. Sempre que estava em cena com Wanda Stuart o público estava mais interessado na Toine do que na Piaf. Isto porque Toine é a comedy relief do espectáculo. É de chorar a rir. Foi sem dúvida, enquanto actriz, a melhor que esteve em palco. Fantástica.
- Paula Sá (Marlene Dietrich): Não conhecia a conhecia sinceramente. E fiquei completamente pasmado com o vozeirão desta mulher. Foi, vocalmente a melhor em cena. No musical é a personagem dela que canta a conhecida La Vie en Rose. E a Paula cantou-a lindamente. Foi brilhante. Do tipo de voz que não pensei que houvesse em Portugal! Quanto à personagem...eu não sei se foi invenção do Filipe se foi da autora do musical,Pam Gems, mas esta "Marlene" é...lésbica. Talvez bissexual, mas como não a vemos com homem nenhum e só se atira a Piaf, deduzo que lésbica. O que me parece que não é de todo uma imagem verídica da verdadeira Dietrich. Pelo menos a imagem que tenho dela é sempre a de uma autêntica tarada que "papou" meio exército alemão. Independentemente disso, valeu só pela voz de Paula Sá.
- Bruno Galvão (Leplée, Marcel e médico): Conheci o Bruno em Jesus Cristo Superstar no papel de Pôncio Pilatos e confesso que não gostei de todo da sua interpretação. Em Piaf esteve muitíssimo melhor. Interpretou várias personagens é certo, mas todas muitíssimo bem. Gostei bastante de o ver.
Todos os outros actores tiveram também muito bem. A única coisa que não me agradou muito foi ver a forma patética como mais uma vez oficiais do Exército do III Reich são representados. Aparecem sempre como figuras apalermadas e desastradas, caricaturas de alemães, e acho que isso não joga a favor da credibilidade das personagens. Tirando isso está tudo muitíssimo bem conseguido e é uma hora e meia muito bem passada.A adaptação para português estava também muito boa, sendo as músicas metade em francês, metade em português mas sem que se desse pela transição.Aconselho VIVAMENTE todos os que não viram nos Açores ou no Porto a não perderem Piaf no Teatro Politeama.E não se preocupem com quem fará de Piaf, se a Wanda Stuart se a Sónia Lisboa, porque no final do Espectáculo, quando Filipe La Féria subiu ao palco para fazer os agradecimentos da estreia etc, pediu a Sónia que cantasse um pouco para o público, ela cantou e encantou ;)Podem ver mais sobre o Musical aqui .
Uma última nota para louvar o acordeonista Michele que esteve no foyer do Teatro Politeama a receber os convidados com músicas tipicamente francesas brilhantemente interpretadas no acordeão.
in Palco dos Musicais

Sem comentários:

Enviar um comentário